O Congresso na imprensa
Porto de Sines vai apostar nos granéis sólidos e em captar «mais carga de hinterland»
O painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’ marcou o segundo dia do 14º Congresso da ADFERSIT – José Luís Cacho foi um dos participantes, e, a sua intervenção focou-se na análise dos novos desafios do Porto de Sines, que, ressalvou, se encontra em mudança de ciclo. O fim da vertente energética tradicional força o porto a focar-se em novas cargas em buscar novos modelos de sustentabilidade para que o crescimento se prolongue no tempo. O agro-negócio está entre as prioridades, assim como a captação de mais «carga de hinterland».
Ferrovia com investimento «sem precedentes» almeja maior conectividade e «integração ibérica»
Durante o seu discurso, que marcou o primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infra-estruturas, salientou que, em conjunto, o Plano de Resiliência e o Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030) farão «face aos desafios e necessidades da próxima década». Serão alocados 42 mil milhões de euros ao sector dos Transportes e da Mobilidade, com a ferrovia a absorver um investimento «sem precedentes», vincou Jorge Delgado. A coesão territorial, a interoperabilidade e a «integração ibérica» são prioridades.
José Luís Cacho (APS): JUL é «grande vantagem» que trará maior «competitividade» ao Porto de Sines
José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores de destaque do 14º Congresso da ADFERSIT, ocorrido nos dias 3 e 4 de Novembro. Integrado no painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’, abordou os factores que concorrem para tornar a actividade de transhipment competitiva no Porto de Sines – neste contexto, realçou a importância da ferramenta Janela Única Logística (JUL) para a agilização dos processos e a interligação fluída entre players, permitindo elevar a eficiência a um novo patamar.
«A mobilidade é, cada vez mais, sinónimo de liberdade», salientou Jorge Delgado
O arranque dos trabalhos do 14º Congresso da ADFERSIT contou com a intervenção do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado. Em representação do Executivo, Jorge Delgado deixou rasgados elogios ao contributo da associação para uma partilha de conhecimento mais efectiva no sector dos Transportes e deixou uma certeza sobre o tema central do evento: «A mobilidade é, cada vez mais, sinónimo de liberdade».
Filipe Costa (aicep Global Parques): «Ligações modais serão cada vez mais críticas»
O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, realizada no primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, contou com a exposição de Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – o responsável apresentou a ferramenta Portugal Site Selection e explanou o papel da aicep na captação de novos investimentos em contexto industrial, logístico e de serviços. Em destaque esteve também a ZILS, a sua função vital no ecossistema de Sines (onde o porto é peça fundamental) e a necessidade futura de uma maior penetração no hinterland ibérico.
«Solução competitiva na ferrovia» passa por eliminar constrangimentos já bem identificados
Carlos Vasconcelos foi um dos convidados do painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, que integrou o primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT. O administrador da Medway abordou as problemáticas da competitividade da ferrovia e quais as soluções para remediar, no imediato, o sector. Em debate esteve também a ligação Galiza-Sines em bitola europeia, que seria «uma excelente solução».
Carlos Vasconcelos no Congresso ADFERSIT: «Não é por causa da bitola que a ferrovia não é competitiva»
O Congresso da ADFERSIT arrancou esta Terça-feira: um dos painéis em destaque debateu os desafios da ferrovia no contexto da interoperabilidade. O debate, subjugado ao tema ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, contou com a intervenção de Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, e com contributos de José Couto (CIP), Filipe Costa (Aicep), José Ramalho (Thales), José António Barros (AEP) e Ernesto Martins de Brito (antigo presidente da CP). Para o representante da Medway, a bitola não é um entrave à competitividade do sector.
Carlos Vasconcelos: bitola não é o problema
A bitola ibérica não é um entrave ao desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias, insistiu Carlos Vasconcelos (Medway), hoje, no Congresso da ADFERSIT
Congresso sobre transportes reúne Siza Vieira, Pedro Nuno Santos e Costa e Silva
Reunião magna da Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes decorre nos dias 3 e 4 de Novembro em Lisboa e terá a participação de Pedro Nuno Santos, Pedro Siza Vieira, Carlos Moedas e António Costa e Silva.
O PNI 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência e a interoperabilidade (com a habitual discussão sobre a bitola ferroviária) são alguns dos temas que vão ser discutidos no 14º congresso da ADFERSIT (Associação para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes), que terá lugar nos dias 3 e 4 de Novembro, em Lisboa, na Gulbenkian, de onde será transmitido.