Clipping

O Congresso na imprensa

external

Porto de Sines vai apostar nos granéis sólidos e em captar «mais carga de hinterland»

in Revista Cargo – 6 Novembro, 2020

O painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’ marcou o segundo dia do 14º Congresso da ADFERSIT – José Luís Cacho foi um dos participantes, e, a sua intervenção focou-se na análise dos novos desafios do Porto de Sines, que, ressalvou, se encontra em mudança de ciclo. O fim da vertente energética tradicional força o porto a focar-se em novas cargas em buscar novos modelos de sustentabilidade para que o crescimento se prolongue no tempo. O agro-negócio está entre as prioridades, assim como a captação de mais «carga de hinterland».

[ler mais]

external

Ferrovia com investimento «sem precedentes» almeja maior conectividade e «integração ibérica»

in Revista Cargo – 6 Novembro, 2020

Durante o seu discurso, que marcou o primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infra-estruturas, salientou que, em conjunto, o Plano de Resiliência e o Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030) farão «face aos desafios e necessidades da próxima década». Serão alocados 42 mil milhões de euros ao sector dos Transportes e da Mobilidade, com a ferrovia a absorver um investimento «sem precedentes», vincou Jorge Delgado. A coesão territorial, a interoperabilidade e a «integração ibérica» são prioridades.

[ler mais]

external

José Luís Cacho (APS): JUL é «grande vantagem» que trará maior «competitividade» ao Porto de Sines

in Revista Cargo – 5 Novembro, 2020

José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores de destaque do 14º Congresso da ADFERSIT, ocorrido nos dias 3 e 4 de Novembro. Integrado no painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’, abordou os factores que concorrem para tornar a actividade de transhipment competitiva no Porto de Sines – neste contexto, realçou a importância da ferramenta Janela Única Logística (JUL) para a agilização dos processos e a interligação fluída entre players, permitindo elevar a eficiência a um novo patamar.

[ler mais]

external

«A mobilidade é, cada vez mais, sinónimo de liberdade», salientou Jorge Delgado

in Revista Cargo – 5 Novembro, 2020

O arranque dos trabalhos do 14º Congresso da ADFERSIT contou com a intervenção do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado. Em representação do Executivo, Jorge Delgado deixou rasgados elogios ao contributo da associação para uma partilha de conhecimento mais efectiva no sector dos Transportes e deixou uma certeza sobre o tema central do evento: «A mobilidade é, cada vez mais, sinónimo de liberdade».

[ler mais]

external

Filipe Costa (aicep Global Parques): «Ligações modais serão cada vez mais críticas»

in Revista Cargo – 4 Novembro, 2020

O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, realizada no primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, contou com a exposição de Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – o responsável apresentou a ferramenta Portugal Site Selection e explanou o papel da aicep na captação de novos investimentos em contexto industrial, logístico e de serviços. Em destaque esteve também a ZILS, a sua função vital no ecossistema de Sines (onde o porto é peça fundamental) e a necessidade futura de uma maior penetração no hinterland ibérico.

[ler mais]

external

«Solução competitiva na ferrovia» passa por eliminar constrangimentos já bem identificados

in Revista Cargo – 4 Novembro, 2020

Carlos Vasconcelos foi um dos convidados do painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, que integrou o primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT. O administrador da Medway abordou as problemáticas da competitividade da ferrovia e quais as soluções para remediar, no imediato, o sector. Em debate esteve também a ligação Galiza-Sines em bitola europeia, que seria «uma excelente solução».

[ler mais]

external

Carlos Vasconcelos no Congresso ADFERSIT: «Não é por causa da bitola que a ferrovia não é competitiva»

in Revista Cargo – 3 Novembro, 2020

O Congresso da ADFERSIT arrancou esta Terça-feira: um dos painéis em destaque debateu os desafios da ferrovia no contexto da interoperabilidade. O debate, subjugado ao tema ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, contou com a intervenção de Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, e com contributos de José Couto (CIP), Filipe Costa (Aicep), José Ramalho (Thales), José António Barros (AEP) e Ernesto Martins de Brito (antigo presidente da CP). Para o representante da Medway, a bitola não é um entrave à competitividade do sector.

[ler mais]

external

Carlos Vasconcelos: bitola não é o problema

in Transportes e Negócios – 3 Novembro, 2020

A bitola ibérica não é um entrave ao desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias, insistiu Carlos Vasconcelos (Medway), hoje, no Congresso da ADFERSIT

[ler mais]

Congresso sobre transportes reúne Siza Vieira, Pedro Nuno Santos e Costa e Silva

in Jornal Público – 2 Novembro, 2020

Reunião magna da Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes decorre nos dias 3 e 4 de Novembro em Lisboa e terá a participação de Pedro Nuno Santos, Pedro Siza Vieira, Carlos Moedas e António Costa e Silva.

O PNI 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência e a interoperabilidade (com a habitual discussão sobre a bitola ferroviária) são alguns dos temas que vão ser discutidos no 14º congresso da ADFERSIT (Associação para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes), que terá lugar nos dias 3 e 4 de Novembro, em Lisboa, na Gulbenkian, de onde será transmitido.

[ler mais]