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Resultado das Sondagens

Com a finalidade de ser obtida uma maior participação dos congressistas confinados a uma presença online, entendeu a Comissão Executiva deste 14º Congresso Nacional, no decorrer de cada sessão, lançar um conjunto de perguntas (ver anexo) destinadas a escolher o principal fator positivo/potencialidade e o principal fator negativo/fragilidade.

Conforme foi apurado no final da cada sessão, foram obtidos os seguintes melhores resultados:

Sessão 1

A Interoperabilidade Ibérica e a Interoperabilidade Europeia. O Corredor Atlântico”

Fatores Positivos/Potencialidades:

- Assegurar a ligação de elevado desempenho e de altas prestações entre as principais polaridades urbanas da fachada atlântica e peninsular, potenciar e conferir competitividade à indústria exportadoras e alavancar o valor dos ativos marítimos-portuários - 39%
39%
- A interoperabilidade das redes transeuropeias (energia, transportes, telecomunicações/digital) no mercado europeu - 22%
22%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- A insuficiência de uma visão clara de interoperabilidade plena no âmbito dos “ramos” nacionais do Corredor Atlântico - 34%
34%
- O sério risco de, a médio prazo, a Península se dotar de uma rede de centros logísticos e de itinerários ferroviários de interoperabilidade plena, à margem do território nacional - 34%
34%

Sessão 2

“A Mobilidade e os Transportes no PNI 2030. O que vai mudar?”

Fatores Positivos/Potencialidades:

- PNI 2030 como fator alavancador da economia e um passo em frente na modernização do setor dos transportes. - 63%
63%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- Incapacidade das empresas portuguesas para fazer face aos desafios e projetos a erguer- 35%
35%
- Edificação de projetos não sustentáveis no médio e longo prazo - 23%
23%

Sessão 3

A Importância dos Transportes Públicos na Mobilidade Sustentável

Fatores Positivos/Potencialidades:

- Compromisso forte do Governo no suporte financeiro ao transporte coletivo regular - 38%
38%
- Expansão da rede de pistas cicláveis e do parque de bicicletas partilhadas (só nalgumas cidades).Expansão anunciada das redes de TC: metros de Lisboa e Porto e redes de autocarro na sequência de concursos recentes- 34%
34%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- Fraco alinhamento entre decisões urbanísticas e os requisitos de mobilidade decorrentes - 33%
33%
- Insuficiente valoração política do objetivo de acesso equitativo na conceção dos sistemas de transporte público (induzindo muitos cidadãos ao uso do automóvel ) - 24%
24%
- Resistência política à adoção de formas mais flexíveis de transporte público como opções para atender as procuras de menor intensidade e sua integração nos esquemas tarifários do transporte coletivo - 24%
24%

Sessão 4

A Descarbonização no Setor dos Transportes

Fatores Positivos/Potencialidades:

- Os incentivos ao transporte público - 48%
48%
- A aposta na mobilidade suave - 20%
20%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- A resistência da população à mudança - 46%
46%
Os custos de investimento necessários - 41%
41%

Sessão 5

A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa”

Fatores Positivos/Potencialidades:

- Alteração das cadeias logísticas globais, com maior protagonismo portuário (“port-centric logistics”) - 41%
41%
- Investimentos em curso na ligação ferroviária à Europa - 28%
28%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- Carência de plataformas logísticas multimodais ligadas aos portos - 48%
48%
Barreiras à interoperabilidade ferroviária ibérica e europeia, não restritas à bitola - 31%
31%

Sessão 6

“O Transporte Aéreo e as Infraestruturas Aeroportuárias no Pós Covid”

Fatores Positivos/Potencialidades:

- Portugal um Hub aeroportuário entre a Europa e a África e as Américas- 47%
47%
- A ligação dos aeroportos à futura rede ferroviária nacional de alta velocidade - 35%
35%

Fatores Negativos/Fragilidades:

- A demasiada “politização” do setor, nomeadamente na decisão dos projetos estratégicos, caso do NAL - 35%
35%
- A nova “nacionalização” e reestruturação da TAP - 24%
24%
- A insustentabilidade do setor aéreo no médio prazo - 24%
24%