É atualmente muito comum falar-se de mobilidade sustentável, mas não se encontra suficientemente claro que exista um entendimento comum desta expressão.
Na maioria dos casos esse entendimento encontra-se associado apenas à redução ou supressão das emissões nocivas dos veículos (gases poluentes e de efeito de estufa, ruído, etc.). Contudo o conceito de mobilidade sustentável tem hoje uma definição mais precisa, a que corresponde um âmbito bem mais amplo.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em Setembro de 2015, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – OSD’s.
Como se constata, nenhum dos temas associados a esses objetivos inclui as palavras transportes ou mobilidade. No entanto, os transportes e a mobilidade estão muito presentes como fatores essenciais à concretização de vários destes objetivos.
Assim, foi necessário explicitar o que deveria ser a contribuição da mobilidade e transportes para os vários objetivos do desenvolvimento sustentável.
Entre os muitos estudos e trabalhos realizado durante os anos 2017-2018, destaca-se o “Roteiro Global de Ação para a Mobilidade Sustentável”, publicado em 2019 e disponível em www.sum4all.org, que contou com a participação de mais de meia centena de organizações públicas e privadas do mundo inteiro reunidas numa plataforma comum o “Sustainable Mobility for all”.
O estudo definiu quatro dimensões a considerar na mobilidade sustentável: Acesso Universal, Eficiência, Segurança e Mobilidade Verde:
Porquê um Congresso sobre o tema
“Mobilidade Sustentável para todos – Desafios para Portugal na década 2020-2030”?
A necessidade de analisar, de forma abrangente, a mobilidade e os transportes e os grandes desafios que, nesse âmbito, Portugal irá enfrentar na década que agora de inicia, levaram a ADFERSIT a eleger o tema global “Mobilidade Sustentável para Todos – Desafios para Portugal na década 2020-2030” para o seu 14º Congresso Nacional, o qual será estruturado em torno das quatro dimensões da mobilidade sustentável: Acesso Universal, Eficiência, Segurança e Mobilidade Verde.
O Congresso irá realizar-se nos dias 3 e 4 de Novembro de 2020 na Fundação Calouste Gulbenkian.





